segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

(1º ANO) HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

            A história da educação física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos.
Na pré-história havia a preocupação do desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral


Idade da pedra 

          Nesse período, o homem melhora a sua biomorfologia e a musculatura torna-se mais forte; manifesta seus sentimentos através das lutas, danças e gestos mímicos;
          À proporção que se evoluía e se aperfeiçoava a atividade muscular se adapta às condições novas;
          Quando as sociedades se constituíram, os fortes dominavam os fracos, porque só podia ser chefe quem tivesse poderosa musculatura, esse período compreende:

- Período da Pedra Lascada e Período da Pedra Polida ou Neolítico


Idade do Metal

         Neste período os instrumentos de pedra são substituídos pelos de metal;
Inicia-se a formação das sociedades;
        Os objetos encontrados revelam as atividades manuais: os jogos, as danças, marchas, corridas, salitos, lutas, remo e nado.
        Esse período compreende:

- Período do bronze e Período do Ferro


Origem dos exercícios físicos


         Ao longo da evolução humana, o adestramento do corpo foi se desenvolvendo, o seu aspecto físico foi melhorando na luta pela vida. O elevado grau de desenvolvimento físico, decorrente do trabalho orgânico, agudeza de sentidos de que eram dotados os povos selvagens, são provas de que os exercícios físicos, nasceram instintivamente com o homem, em razão de suas necessidades econômicas e biológicas.
        Então a educação física teve sua origem com o ser vivo e sua racionalização; Com o homem, quando compreendeu ser, o desenvolvimento da potência física, necessária a sobrevivência, remontando a sua prática aos mais antigos povos orientais.
         O homem primitivo deslocava-se de um lugar para o outro a procura de alimentos, marchando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções educando-as gradativa e inconscientemente, segundo as leis naturais de criação( biológicas).


Educação Física no Mundo

China: as origens mais remotas da história da educação física falam de 3.000 a.C lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.

Índia:  no começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tios como uma doutrina por causa das “leis de Manu”, uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade.

Japão: a civilização japonesa tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais:  os samurais.

Egito: Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas. A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como, tronco de árvores, pesos e lanças.

Grécia: essa foi a civilização que marcou e desenvolveu a educação física.
Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles e Hipócrates contribuíram e muito para a educação física e a pedagogia.
É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.
Termos como: halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros , são uma herança grega.
As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso.

Roma:  a derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase “ Mens Sana in Corpore Sano” de Juvenal vem desse período romano.

Atividade

1. Justifique as afirmações abaixo:


a) " A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas." 


b) Na pré-história havia a preocupação com o desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral".


2. Caracterize a forma de manifestação das atividade físicas nos períodos históricos relacionados abaixo:


a) Idade da Pedra


b) Idade do Metal


3. Transcreva do texto a frase que justifica a afirmação: " exercícios físicos, nasceram instintivamente com o homem, em razão, de suas necessidades econômicas e biológicas".

4. Caracterize o desenvolvimento das atividades físicas no período oriental nas seguintes sociedades:


a) China


b) Japão


c) Roma


d) Egito



Um comentário:

  1. olá, eu sou professora de E. Física também e gostaria de dizer que gostei muito do seu site e essas matérias que voçê esta divulgando coencide com todo conteúdo que estou dando aos meus alunos do primeiro ano do ensino médio.

    ResponderExcluir