quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Esporte

        Falar sobre o esporte, enquanto manifestação da Cultura Corporal, significa discutir o que este Conteúdo Estruturante foi, desde sua origem histórica até a atualidade. Esta abordagem permitirá reflexões sobre as possibilidades de recriar o conceito de esporte, por meio de uma intervenção consciente.
        No início do século XIX, o desenvolvimento da sociedade capitalista tornava cada vez mais profunda a divisão do trabalho – funções braçais, ligadas ao esforço físico e atividades intelectuais, ligadas ao intelecto. Essa divisão separava as pessoas em classes sociais, ou seja, classe
dirigente/elite e trabalhadores.
       Configurou-se um quadro em que a separação entre elite (econômica, política e intelectual) e trabalhadores se refletia nos costumes e formas de viver de ambas as classes. As classes sociais realizavam atividadesque as distinguiam entre si, e uma dessas atividades era o esporte.
        Os objetivos e significados da prática esportiva eram diferentes para cada classe social. Para a elite, o esporte distraía seus filhos, que ocupavam o tempo somente com o estudo. Para a classe trabalhadora, os chamados jogos populares estavam ligados às suas raízes culturais. A elite considerava vulgar o esporte realizado pelos trabalhadores, por essa razão, impôs outra forma de prática esportiva mais adequada aos costumes criados e valorizados pela elite.
       Você pode se imaginar vivendo naquela época? Tudo ainda era novo, as grandes indústrias estavam crescendo virtuosamente, e com tal crescimento havia também uma maior evidência das desigualdades que se instauravam. Essas desigualdades se evidenciavam e eram, potencialmente, fontes de revoltas, resistências e manifestações político-econômicas, ou seja, fontes de desestabilização da ordem vigente.
       A padronização das práticas esportivas e o estabelecimento de suas regras de maneira rígida, sem possibilidades de qualquer contestação e/ ou reflexão, contribuíam para a desmobilização de resistências, para o desenvolvimento da idéia de que questionar e quebrar regras são atitudes que impedem a organização e estabilidade social. Utilizou-se o esporte como estratégia educativa para o ocultamento e/ou mascaramento das lutas sociais.
       A difusão mundial da prática desportiva, porém, não foi imediata. A dimensão social alcançada pelo esporte, atualmente, contou com importantes
fatores, tais como: o surgimento de novas escolas para a classe média e redução da jornada de trabalho; formação de clubes esportivos; esporte como fator de contenção da classe trabalhadora; os jogos olímpicos como expressão máxima do fenômeno esportivo (ASSIS, 2001).
       Diante desta breve abordagem histórica, pode-se questionar: será que o esporte atual ainda está vinculado aos interesses da classe que o constituiu? Como identificar os vínculos políticos e sociais da prática esportiva na sua escola ou na sua comunidade? Essas perguntas não possuem respostas imediatas e serão debatidas ao longo deste livro. Certamente você já deve ter assistido, na televisão, a uma partida de qualquer modalidade esportiva. O que está contido nessa forma de lazer, além da sua diversão? Se analisarmos o contexto social em que vivemos e seus meios de comunicação, não será difícil observarmos que o esporte se transformou em mercadoria, sendo divulgado por meio da espetacularização. Mas, que objetivo tem a espetacularização esportiva? Sobre essa questão, veja o Folhas: “A relação entre a televisão e o voleibol no estabelecimento de suas regras.” Outra questão importante: o esporte foi utilizado de forma ideológica no Brasil? Sobre a possível utilização do esporte como instrumento ideológico, veja o Folhas: “O futebol para além das quatro linhas”.
       A inserção da prática esportiva nas escolas e a sua legitimação, enquanto manifestação cultural e educacional, estão ligadas ao desenvolvimento político e econômico da sociedade. No entanto, a abordagem pedagógica do esporte não reelaborou os preceitos e objetivos que deram origem ao fenômeno esportivo, o que trouxe sérias implicações
para o contexto escolar.
       Quantos jogadores de alto rendimento existem no nosso país? Essa pergunta pode levar você a outro questionamento relacionado ao acesso à prática desportiva na sua escola. Será que os alunos que não dominam perfeitamente a técnica para praticarem uma modalidade esportiva têm a oportunidade de participar ativamente das aulas de Educação Física? Não seria a prática esportiva escolar, tal qual se apresenta atualmente, uma forma de exclusão, igual a que se vincula ao esporte de alto rendimento? 
      A partir destas questões, você deve se perguntar sobre possibilidades de modificar as formas de atuação e vinculação do esporte no interior da escola. Seria possível pensar formas de recriar determinadas modalidades, sob aspectos ligados à competição, cooperação, prazer em jogar, sem considerar a técnica como fator decisivo? Algumas das respostas para essa última questão você poderá encontrar no Folhas intitulado “Eu faço uso do esporte, ou sou usado pelo esporte?”.
         Você já pensou como seria jogar com todos os colegas, sem excluir aqueles que não tiveram a mesma oportunidade de praticar uma modalidade? É realmente necessário jogar contra o seu colega? Não seria interessante que você jogasse com ele, respeitando as limitações e possibilidades de cada um?
         Todas essas alternativas compõem uma nova forma de pensar o esporte, que não descarta a idéia de competição, mas tem como fundamento o prazer, sem vinculação à lógica do individualismo egoísta e exacerbado, sem que você seja usado pelo esporte como forma de adequação às normas e regras sociais estabelecidas.
    É com esse objetivo que o convidamos a mergulhar no mundo esportivo, jogando, tanto na teoria como na prática, o esporte da escola, aquele realizado para você, para suas necessidades, para que você se divirta juntamente com sua turma, recriando outras formas de praticar e discutir o esporte, sem a estereotipação de movimentos, tampouco ideologias tidas como verdadeiras.


2 comentários:

  1. teu curso ta todinho plagiado aqui https://www.cursosabeline.com.br/estudando-educacao-fisica-3133 o cara é pilantra

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