quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ESPORTES DE AVENTURA (1º ANO)

O prazer pela aventura e o desafio


        O ambiente natural apresenta para aqueles que buscam praticar atividades corporais um variado campo de possibilidades. Nas vivências, mobiliza-se o espírito de aventura e a busca pela superação dos limites. A interação com os elementos naturais: água, terra e ar comungam com a reflexão que o respeito ao meio ambiente deve trazer a cada ser humano.


          Vivemos em uma sociedade de valorização do capital e do consumo, onde a atitude competitiva se reflete nas práticas corporais. Isso ocorre de modo especial no esporte, onde a busca da performance é procurada a qualquer custo tendo o sucesso como fim.


        Nas atividades realizadas na natureza, procura-se promover no humano sentimentos que exploram sua imaginação e o conhecimento de seu potencial. A ludicidade contida nos momentos vividos na natureza, torna atraente o risco que essas atividades apresentam.


       Quando na escola cultivamos o hábito de praticar atividades na natureza, estamos educando para uma melhor condição humana. Para isso podemos ter como objetivo:
·         criar uma cultura de respeito ao meio ambiente;
·         educar e ampliar o compromisso com as próximas gerações;
·         aproximar a escola de grandes temas mundiais gerando consciência ecológica;
·         brincar na natureza como prática que humaniza;
·         para os professores: exercício de criatividade e prazer.


Conhecer e preservar o ambiente natural é um exercício de cidadania.



                                            ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 
1.      “ O ambiente natural apresenta para aqueles que buscam praticar atividades corporais [...]”. Complete a afirmação com a alternativa correta:
a. nenhuma possibilidades
b. poucas possibilidades
c. variado campo de possibilidades
d. muitas possibilidades de riscos
e. nenhuma das opções está correta
 
2.      Complete a seguinte afirmação com as palavras corretas: “ Nas vivências, mobiliza-se o ______________ de _______________ e a busca pela _______________ dos _______________”. 

3.      A interação com os elementos naturais: água, terra e ar comungam com que tipo de reflexão?

4.      O que as atividades realizadas na natureza procuram promover?

5. Quando na escola cultivamos o hábito de praticar atividades na natureza, estamos educando para uma melhor condição humana. Para isso que objetivos podemos ter? 



6. Complete a seguinte afirmação: “os esportes que utilizam a natureza como principal fator fazem parte do _____________ e podem ser chamados de _____________.

7. Qual o conceito de ecoturismo segundo a EMBRATUR (1994)?

8. Quando surgiu o termo ecoturismo, como foi definido originalmente e com que interesse?
9. Quais os principais fundamentos do ecoturismo?

10. Qual tendência esportiva vem crescendo vertiginosamente desde a década de 60 e quais as suas características?

11. Mais do que simples práticas esportivas, o que essas modalidades constituem?

12. Segundo a EMBRATUR os esportes radicais são um “segmento do mercado turístico que promove que tipo de prática e em que tipo de ambiente? 

13. Quais os cuidados os praticantes de esportes radicais devem ter para garantir sua segurança?

14. Cite e descreva três esportes radicais com os quais você mais se identificou.




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