terça-feira, 7 de junho de 2011

Atividade Física & Aptidão Física

Caros alunos vocês já devem ter se dado conta que surgiram novas expressões no vocabulário durante as aulas de Educação Física. No entanto estas não são tão novas assim, estão na mídia, na fala de alguns  médicos, agentes de saúde e até mesmo na escola: atividade física, aptidão física, saúde e qualidade de vida. Mas afinal o que significam e qual a relação que existe entre elas?

  • A atividade física (AO 1945: actividade física), em educação física e nos desportos, é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma". No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.  
  • Apitidão física se resume como sendo a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance esportiva. Alguns autores a consideram como a aptidão para a própria vida. isso é bom, e tendo isso é bem melhor para viver se você tem uma boa.

Agora, para saber ainda mais sobre este assunto, leia as páginas 22, 23 e 24 da sua apostila de Educação física e responda as seguintes questões:


1. O que é atividade física?

2. "Atividade física é qualquer movimento corporal, inclusive o que as pessoas fazem no seu trabalho. entretanto, para os efeitos da Educação fśica não é bem assim". Explique.

3. Mesmo praticando atividade física no trabalho ou na escola e chegando em casa cansados, as pessoas devem praticar exercícios físicos? Por quê?

4. A musculatura esquelética produz que tipo de movimento?

5. Qual a diferença entre movimento voluntário e movimento involuntário? Cite exemplos.

6. O que é quilocaloria? e como é representada?

7. Explique o que voĉe compreende por aptidão física.

8. A aptidão física é determinada por uma série de fatores, cite alguns:

9. " Um carteiro, que passa o dia todo caminhando ou pedalando para cumprir suas atividades profissionais, possui uma condição física melhor do que uma pessoa que permanece sentada o dia todo na frente de um computador? Explique.

10. Como se chama o espaço de tempo reservado à prática de atividade física com o objetivo de melhorar a aptidão física? Cite exemplos.

11. Como os fatores hereditários, recebidos dos nossos pais, contribuem para a nossa aptidão física?

12. O que  podemos compreender  por "estilo de vida"?
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário